Entenda como as escavadeiras ameaçam a Amazônia e os povos indígenas! Baixe agora o relatório “Parem as Máquinas: por uma Amazônia livre de garimpo”.

20230331 – Parem as Máquinas

Ao clicar em “Acessar relatório”, você concorda com nossa política de privacidade e em receber comunicações através dos meios de contato fornecidos. Adotamos altos padrões de segurança e você pode deixar de receber comunicações quando quiser.

Desejo receber atualizações do Greenpeace via WhatsApp
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
This field is for validation purposes and should be left unchanged.

Vitória

A Hyundai Construction Equipment (HCE) é uma dessas empresas (42% das 176 escavadeiras registradas em Terras Indígenas são da marca). A boa notícia é que, após cobrarmos atitudes da HCE e pedirmos que ela seja parte da solução, a empresa se comprometeu a ajudar a frear o garimpo ilegal na Amazônia! 

A Hyundai HCE deixará de vender temporariamente suas máquinas pesadas nos estados do Amazonas, Roraima e Pará, onde estão as Terras Indígenas Kayapó, Munduruku e Yanomami.

Vitória

A Hyundai Construction Equipment (HCE) é uma dessas empresas (42% das 176 escavadeiras registradas em Terras Indígenas são da marca). A boa notícia é que, após cobrarmos atitudes da HCE e pedirmos que ela seja parte da solução, a empresa se comprometeu a ajudar a frear o garimpo ilegal na Amazônia! 

A Hyundai HCE deixará de vender temporariamente suas máquinas pesadas nos estados do Amazonas, Roraima e Pará, onde estão as Terras Indígenas Kayapó, Munduruku e Yanomami.

Contexto

Você sabia que as escavadeiras hidráulicas estão no centro da expansão do garimpo ilegal nas Terras Indígenas da Amazônia?

O uso das escavadeiras hidráulicas aumenta o potencial destrutivo do garimpo na região, que devasta a floresta e provoca verdadeiras crises humanitárias.

Especialistas apontam que uma escavadeira realiza em 24 horas o mesmo trabalho que três homens levariam cerca de 40 dias para executar.

Monitoramento apresentado em relatório feito pelo Greenpeace Brasil, em parceria com o Greenpeace do leste asiático, aponta que, entre 2021 e 2023, 176 escavadeiras operaram ilegalmente nas Terras Indígenas Yanomami, Munduruku e Kayapó.

Já existe uma tecnologia capaz de monitorar as máquinas e bloquear seu uso em locais proibidos.

Junte-se a nós por uma Amazônia Livre de Garimpo: #ParemAsMáquinas!

0 %

é o quanto cresceu a área garimpada dentro das Terras Indígenas brasileiras na última década.

Fonte: Mapbiomas

0 %

do garimpo ilegal em Terras Indígenas acontece em apenas três territórios – Yanomami, Munduruku e Kayapó.

Fonte: ISA

0

escavadeiras foram encontradas nas terras Kayapó em março de 2023.

Fonte: Greenpeace Brasil

O que é garimpo ilegal?

O garimpo ilegal é um dos grandes vetores de destruição da Amazônia. Ele ameaça de maneira especialmente cruel as Terras Indígenas, que abrigam boa parte das nossas florestas intactas e servem de abrigo para povos milenares, que retiram seu sustento da natureza há pelo menos 12 mil anos.

É por isso que pedimos: #ParemAsMáquinas!

É preciso – e possível – que as empresas responsáveis por essas escavadeiras tomem providências para acabar com a devastação da floresta.

Arraste e veja o antes e depois

Vista aérea comparativa de agosto/2019 e agosto/2022 do Igarapé das Abóboras, localizado na Terra Indígena Kayapó.

Siga o Greenpeace Brasil

Projeto gráfico

Estúdio Rebimboca